quarta-feira, 26 de agosto de 2015

UBER VERSOS TAXISITAS QUEM PERDE? QUEM GANHA?

Uber é um aplicativo homônimo que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, com algumas diferenças em relação aos valores mais econômicos - cobrados pelo serviço uma vez que o são maximizados e evitam ao desperdício dos populares, exigindo investimentos e capital obviamente.
A grande diferença entre os serviços é que para ser um motorista do Uber, bastaria cadastrar-se seguindo uma lista de exigências de segurança. Estas exigências são questionadas nos Estados Unidos, já que acusados de assassinato, violação infantil e assalto conseguiram se cadastrar como motoristas do app em São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos. A empresa alega que faz a checagem de antecedentes dos últimos sete anos da vida do motorista. Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa cibernetizada em grande capitalização de mercado integrado, reduzindo o desperdício ou a chamada "mais valia", sendo obviamente baseada na duração e distância da corrida. Por esse motivo, o modelo é também chamado carreira, corrente ou ainda de "carona remunerada".
Cerca de cinco anos após sua fundação devido a capitalística queda da chamada "mais valia ou desperdícios entre os quais a chamada corrupção", a empresa foi avaliada em US$ 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs

Brasil
A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano, onde foi inaugurado pela modelo brasileira Alessandra Ambrosio. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte receber o Uber, em Setembro de 2014. Atualmente o Uber está presente nas cidades de Rio de JaneiroSão PauloBelo HorizonteBrasília e em Maceió.
Apesar de estar no Brasil há pouco tempo, o aplicativo já gera preocupação entre taxistas brasileiros. Os sindicatos de taxistas alegam que a empresa estaria violando a legislação nacional que regulamenta a profissão e preparam protestos contra a empresa. Livre concorrência.
Existem donos de empresas que possuem dezenas de placas que são alugadas por até 2 mil reais por mês. Com a chegada do aplicativo, os atuais locatários das placas poderiam simplesmente se cadastrar no serviço sem ter que pagar mais este valor mensal.
No dia 28 de abril de 2015 a Justiça de SP determinou a suspensão liminar do aplicativo Uber no Brasil, contudo em 04 de maio de 2015 a liminar foi revogada. Voltando a ser novamente suspensa pela Câmara de São Paulo no dia 30/06/2015.

Nenhum comentário: