domingo, 12 de junho de 2011

REVIVENDO O ONTEM, SOU UM ETERNO APAIXONADO

C O R A Ç Ã O: O SÍMBOLO DO AMOR
REVERENCIADO DESDE A ANTIGUIDADE, O ÓRGÃO ADQUIRIU UMA FORMA PARA POETAS E OUTRA PARA OS CARDIOLOGISTAS.

Essa é uma homenagem a mulher que eu amo, só a ela falo em seu ouvido "TE AMO, a ninguém mais nem sob tortura, ela é muito especial, minha alegria de viver.

Por volta de 500 anos antes de Jesus Cristo, começa um debate intrigante sobre a localização da alma, alguns afirmavam e chegaram a conclusão que é algo espiritual e não definiram qual o local do corpo. Hipócrates, o mais famoso médico da Antiguidade diz que a inteligencia se encontra na cabeça. Platão discorda, para ele a mas a alma ímortal esta na cabeça, mas alma mortal responsavel pelos sentimentos esta no coração. Os desejos sensuais esta no figado. Aristoteles contradiz essa separação, só existe uma alma afirma, e ela esta no coração, o centro do ser humano, o fogo interno que dá calor a vida. Fica assim estabelecido a primazia do coração, o que até hoje muitos acreditam. Alguma dúvida? Todos entenderam?

Meus alunos como sempre dizem, nenhuma, entendemos. E escrevem, passam a rabiscar nos cadernos, nas paredes de banheiros e até em local inimaginavel até mesmo para os gregos antigos,já constatei em locais interessantes, o desenho de um coraçaozinho tendo no centro o nome da pessoa amada.

Até os cristão conconcordão que o coração é o centro da bondade e da caridade, é os poetas usam o coração como simbolo em suas obras emocionais.

Hoje se diz que um coração pode ser mole ou de pedra. Esta leve ou pesado. Pode bater descompasado ou até quebrar. Dói na despedida ou pula de emoção, quando algo de bom acontece. Suas representações estão em varios lugares, nas joias, nos bombons, como escrevi lá cima em locais interessantes e inimaginaveis.

O dia comemorado no dia 12 de junho, foi o dia escolhido pelo meu pai para casar com minha mãe, anos anteriores as pessoas eram mais bem emotivas e enamorados o AMOR parece que realmente brotava do coração.

São feitas Músicas, poesias e diversos tipos de homenagem a pessoa amada constantemente envolvendo um coração, embora desenhado de forma diferente do que realmente ele é. Só não dá para imaginar ou entender como aquele desenho virou simbolo de amor, um órgão que pesa aproximadamenmte 300 gramas, 12 centimentros de altura 8 de largura com um formato de um punho, situado no meio do peito e tão querido pelos cardiologistas.

Os Astecas ofereciam aos deuses, os egipcios o pesavam em uma balança depois da morte. Os sacerdotes astecas constumavam arranca-lo do peito dos inimigos ainda vivos e oferecer aos deuses. Os egipicios ao pesarem e ele fosse leve era levado em homenagem aos deuses, acreditavam que ele estava entre os deuses, se fosse pesado era porque estava no mundo das trevas.

Ele também é representado como símbolo religioso. O coração é tido como simbolo de bondade, amor, inteligência, amizade e valor. Na biblia judaica o TORÁ,a palavra coração aparece 190 vezes, no ALCORÃO escritura sagrada do islamicos cita a inteligencia do coração como uma combinação da inteligencia e do amor. Com os católicos e o povo cristão ganha seu apogeu no culto ao Sagrado Coração de Jesus.

Entre as muitas histórias que rodeam o coração podemos citar: Santa Teresa de Ávila, que teve a visão de um anjo atravessando seu coração com uma flexa em ouro ardente.

Segundo Santo Agostinho, dividiu o AMOR e dois, O AM OR DE DEUS e o AMOR MATERIAL, Santo Agostinho ensinou que o AMOR exclui o sexo, ele diz que o AMOR é mais forte, por esta associado a sede da alma o que invoca o mais sagrado da religião.

Já dizia um frances lá no século XVII "O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE A PROPRIA RAZÃO DESCONHECE".

Só sei que quando o CORAÇÃO dá sinal de cansaço, o ser humano treme na base.
Faz a a alegria dos cardiologistas.

O meu saltida, palpita forte por vários motivos, e o seu? meus parabéns! a todos os enamorados.

Nenhum comentário: